
O Ganso de Ouro
De Wagner Freire
Texto adaptado do conto dos
Irmãos Grimm

“Essa história começa assim, eu grudo
em você e você cola em mim”
Era uma vez um lenhador que tinha três filhos e no dia em que este adoece, os dois filhos mais velhos tentam em vão trazer lenha para casa, ficando assim a cargo do caçula Joãozinho que depois de muito insistir, não só consegue a lenha como tem a felicidade de ser recompensado por um homenzinho cinzento com um ganso de ouro, por sua generosidade. A partir desse momento a situação vai se tornando cada vez mais engraçada, visto que todos querem uma pena do ganso de ouro e dele não se desgrudam até que o ainda ingênuo Joãozinho conhece uma princesa que não sorri, se apaixona e,...Toda essa história, as aventuras, o passeio, o desafio e o destino de Joãozinho são vivenciados pelo público que aos poucos vai se deliciando com essa brincadeira.
A trilha sonora concebida especialmente para o espetáculo foi composta para orientar e aclimatar as cenas vividas pelo público, preservando e valorizando a poesia, os ritmos brasileiros e a melodia universal.
Um espetáculo totalmente interativo com música ao vivo, bonecos e adereços.
A Linguagem
A estética do espetáculo O Ganso de Ouro baseia-se na arte do ator/diretor em contar a história utilizando o público, adereços, bonecos e a música ao vivo, conforme é vista em algumas regiões brasileiras, porém como característica da pesquisa cênica a que o grupo se dedica. Os adereços de cabeça surgem como um símbolo das personagens, momento em que o público assume a identidade delas, esses aliados à música e à dança rompem com a barreira palco/plateia, permitindo ao público interfirir diretamente na ação dramática. A linguagem ganha dinamicidade e o público pode ver claramente o jogo das transformações que se processam entre o ator e o boneco, como no jogo dramático no qual as crianças realizam essa brincadeira espontaneamente.
Elenco:
Wagner Freire
Músicos
Ariel Coelho Freire
Marcos Coin
Bonecos e Adereços:
Wagner Freire
Trilha Sonora:
Rita Coelho
Wagner Freire
Figurino:
Lílian Corazza
Fotos:
Iraê Garcia Freire
Direção:
Wagner Freire
Opiniões
Dib Carneiro Neto
Crítico de Teatro Infantil
“Inspirado em conto dos Irmãos Grimm, o espetáculo O Ganso de Ouro foi concebido menos como uma peça de teatro e mais como um show interativo de contadores de história. E funciona bem dentro dessa proposta. Boa parte da plateia é convidada a subir no palco para participar da história, “interpretando” os variados personagens da saga do menino Joãozinho, que tem a missão de conquistar um reino e o coração de uma princesa. Quando há pouco público, os atores diminuem o número de personagens “para que sobre alguém na plateia”. É uma experiência divertida. Arrisque sem medo.”
Matéria publicada no Guia do Estadão, na seção “Em minha modesta opinião...” do dia 17.06.2005.

