
NARRATIVAS DE HISTÓRIAS E CANTIGAS


"Há significado mais profundo nos contos que me contaram do que
na verdade que a vida ensina"
(Johann Schiller, poeta alemão do século XVIII)
A Cia da Lira apresenta em seu múltiplo repertório uma diversidade de contos, lendas e mitos, narrados com encantamento e sensibilidade para que o público possa, através de uma narrativa significativa, se apaixonar pela tradição oral potencializando o prazer de ouvir e contar histórias.
Assim como as histórias, as linguagens utilizadas também são múltiplas: utilizamos objetos, outras vezes a beleza da música com nossa pesquisa em torno das manifestações brasileiras de Maracatus, Jongos, Bumba meu Boi, Cirandas, Coco de Roda, Cacuriás. Os panos e as brincadeiras cantadas são também fortes elementos mobilizadores nestas narrativas. Em outras ocasiões o maior encanto fica mesmo é por conta da palavra que emociona . Outras tantas é o livro o elemento cenográfico e otimizador presente nos projetos de mediação de leitura e apresentação da beleza das palavras visando à formação de grandes leitores.
Eis o nosso encantador repertório:
-
ERA UMA VEZ, TRÊS é um conjunto de histórias em que o número três é determinante para o final feliz. As histórias são: AS TRÊS PENAS, AS TRÊS FIANDEIRAS, OS TRÊS HOMENZINHOS DA FLORESTA, O DIABO E OS TRÊS CABELOS DE OURO, todas recolhidas pelos irmãos GRIMM. Segundo o psicanalista BRUNO BETTELHEIM, "(...o número três nos contos de fadas parece referir-se frequentemente ao que é encarado em psicanálise como os três aspectos da mente: id (libido), ego (eu de cada um) e superego (representa os valores sociais)"
-
HISTÓRIAS DE FIO A PAVIO: São histórias narradas como se fossem costuras, revelando a ponta da jornada e os fios que tecem a história. São elas: A Tapeçaria de Aracne, As Três Fiandeiras, O Fio de Ariadne, Fátima-A Fiandeira.
-
A PRINCESA SILENCIOSA: A história de um Príncipe que depois de ter quebrado por três vezes o Cântaro de uma feiticeira foi castigado com a maldição de se apaixonar pela Princesa Silenciosa e para se libertar dessa maldição deveria fazê-la falar. A Princesa Silenciosa é um conto de Gondim da Fonseca inspirado em uma lenda Turca.
-
O MITO DAS QUATRO ESTAÇÕES: Esse Mito narra uma história de amor e força. Conta a história de Perséfone, filha de Deméter, raptada por Hades e que volta para ver sua mãe de seis em seis meses. Assim, quando Deméter tem a filha próxima, fica muito feliz e a natureza floresce: É a Primavera e Verão. Mas quando Perséfone vai embora, tudo mergulha no frio e na tristeza: Começa então o Outono e Inverno. Assim surge o ciclo das Quatro Estações.
-
HISTÓRIAS DE QUANDO OS SEGREDOS SÃO REVELADOS: Repertório de histórias marcadas no seu enredo temático por revelações de grandes segredos que mudam e transformam a jornada dos personagens: Magias se quebram, disfarces são revelados, príncipes viram sapos... Encantos se transformam.
-
O MOLEIRO DE MALBA: Narrativas de Contos e Lendas de Malba Tahan + Palestra com o pesquisador de Malba Tahan e matemático Prof. Dr. Sergio Lorenzato + Oficina de Produção e Pintura de Mandalas.
-
ANEL DAS ÁGUAS: Histórias Africanas, Indígenas e Europeias que tem a ÁGUA como elemento comum, simbólico e revelador dessas histórias.
-
A VELHA MISÉRIA: um conto da idade média que narra uma luta entre o bem e o mal de forma lúdica e bem humorada.
-
HISTÓRIAS DE SACIS, IARAS e OUTRAS BRASILIDADES: Narrativas das lendas brasileiras de autores e pesquisadores diversos como Lindolfo Gomes, Silvio Romero, Câmara Cascudo e as lendas de domínio público.
-
A LENDA DO BUMBA-MEU-BOI: Essa é a lenda que deu origem ao Bumba-meu-boi, tradicional festa de São João no Maranhão. Duas histórias são contadas: A que São João perdeu seu boizinho enfeitado, o mais bonito do lugar, quando emprestou o boizinho para brincar nas festas de São Pedro e São Marçal e a história de Catirina, mulher grávida, que deseja comer a língua “desse” boi. Nessa história aparece um boizinho para brincar e cantar com o público.
-
CONFABULANDO: Repertório de Fábulas de La Fontaine e Esopo.
-
HISTÓRIAS DE BRINCAR: Histórias que se ouve brincando: Onde está a Margarida?, A História da Serpente, Cofo de Milho, História da Boneca de Lata, A Loja do Mestre André, entre outras.
-
ERA ASSIM: Em qualquer tempo de qualquer lugar: traz um repertório de contos tradicionais dos Irmãos Grimm, Andersen e Perrault com as sempre ilustres presenças de Bruxas, Fadas, Príncipes, Princesas, Reis e Rainhas. Histórias que formaram um elo entre todas as gerações e que encantam pela eternidade: De pai para filho, de avós para netos.
“Quem ouve desperta a possíveis.” Heráclito



A VELHA MISÉRIA
A VELHA MISÉRIA é uma história popular da Idade Média que narra um pacto feito entre a miséria e o demônio. A velha miséria dá abrigo a um velho maltrapilho que depois descobre ser São Pedro disfarçado que lhe concede três desejos.
Logo em seguida aparece o diabo querendo fazer um trato com a velha miséria e então... Começa a diversão!
A linguagem utilizada para essa narrativa é bem humorada e durante toda a história a música se faz presente como mais um sujeito nesse contexto. Essas músicas fazem parte da cultura brasileira como o Bumba meu boi, a ciranda, o coco entre outras.
ANEL DAS ÁGUAS
Anel das Águas é uma apresentação de histórias e contos que tem a água como tema central.
As histórias escolhidas são frutos de uma pesquisa da água nas diversas culturas: Africana, Indígena, Europeia e Oriental. A água é muito presente nessas culturas representando a continuidade, a fertilidade e por vezes até a proteção materna.
As histórias estão cheias de elementos significativos e por isso nos transporta para nossas verdades e para a descoberta de nossa lenda pessoal.
Ouvir história confirma a atemporalidade neste instante de reflexão íntima. É uma mágica!
